Estação Cidadania

Parque ambiental Estação Cidadania é opção de lazer em Teresina

O parque da cidadania, localizado na região Centro-Sul de Teresina, no cruzamento das avenidas Frei Serafim e Miguel Rosa, ao lado da antiga estação ferroviária, é aberto de segunda a domingo e oferece amplo espaço para a prática de atividades físicas e de lazer.  

Inaugurado em 23 de junho de 2016, é administrado pela Prefeitura Municipal de Teresina e conta com 8,3 ha de área, segundo informou Júnior Martins, diretor do parque.

A estrutura física dispõe de campos para a prática de futebol, academia ao ar livre, parque infantil, pistas de skate e de caminhada, teatro de arena, além de um espaço para exposição de artesanato.

A procura pelo parque da cidadania é mais intensa durante os finais de semana e em feriados. Nesse período de maior calor em Teresina, conhecido como B-R-Ó BRÓ, os visitantes procuram os horários mais cedos de abertura ou de início da noite, que têm temperatura mais amena, pontuou Martins.

Diretor do Parque (à direita); funcionário e repórteres (Glória e Leane).
Foto: Renato Santos Chaves

Ainda segundo o diretor do parque, a segurança do espaço está sob responsabilidade da Guarda Metropolitana. Já a limpeza é assegurada por empresa terceirizada, contratada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam)

O Secretário Municipal de Meio Ambiente Olavo Braz afirmou à reportagem que o parque da cidadania é um espaço público que já está consolidado e que conta com recursos garantidos do tesouro municipal para a sua manutenção.

Na oportunidade, o secretário anunciou que em breve o parque ganhará um planetário, cujo projeto é assinado por renomado arquiteto local e que aguarda apenas a licença do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para o início das obras.

Secretário Municipal de Meio Ambiente Olavo Braz (2019)
Foto: Renato Santos Chaves

De acordo com o titular da Semam Olavo Braz, a cidade de Teresina conta outros parques ambientais que também são assistidos pela Secretaria Municipal, inclusive com projetos de educação ambiental no Parque da Cidade, que ganhará um observatório visando o ensino sobre o clima de cada área de Teresina para crianças e adolescentes.

Há planos de arborização da cidade “onde você vai saber exatamente quantas árvores tem nesse parque, a idade que ela tem, e se é vestígio de Mata Atlântica ou Cerrado.”, complementou o secretário. Braz, ainda ressaltou que essas árvores terão chips que permitirão o monitoramento constante do estado de saúde, evitando assim riscos de queda e possíveis desastres.

Entrevista à uma das zeladoras do Parque.
Foto: Renato Santos Chaves

O Parque da Cidadania é a melhor opção de lazer

Apesar dos problemas no início da inauguração, como casos de usuários de drogas e a pouca segurança, o parque da cidadania é considerado hoje uma das melhores opções para quem deseja praticar atividades físicas, um ambiente agradável para levar a família e muito mais. A segurança foi reforçada assegurando o bem-estar dos visitantes.  

Lagoa no Parque da Cidadania.
Foto: Renato Santos Chaves

Reportagem: Glória Santana; Leane Siqueira; e Renato Chaves (Teresina/PI, 19/09/2019)


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: